Central de Notícias

Tal avó, tal neta! Especial Dia dos Avós
26/07/2021

Tal avó, tal neta! Especial Dia dos Avós

Algumas histórias merecem ser contadas, registradas... E a dádiva de ser avó tem muitas histórias lindas, de muito amor, e também uma data especial de homenagem – o 26 de julho, Dia dos Avós. Resolvemos registrar essa de amor e fantasia - algo que literalmente vestem a avó Maria Aparecida Reis – a dona Cida, e sua netinha Maria Fernanda, uma dos deus sete netos, “mas a única que embarca na fantasia comigo e aceita aparecer”, conta dona Cida, que não só registra tudo em imagens, como posta em sua conta na rede social Instagram.É lá que dona Cida, de 69 anos, brilha junto a com a Maria Fernanda, de 5 aninhos, sempre vestidas com as mesmas roupas, e um detalhe: tudo confeccionado no capricho pela dona Cida, que tem se revelado uma artista das linhas e tecidos, e das suas mãos saem looks de princesas, divas do rock, fantasias da Chapeuzinho Vermelho, do cangaço, de baianas e tantas quantas a imaginação permitir.Além da diversão pelos laços de amor de avó e neta, dona Cida tem muito talento, e além da costura ela arrasa no teatro, na dança e em tudo que faz. “Mas nem sempre foi assim, eu era muito tímida até chegar ao programa de envelhecimento da Dra. Cynthia Charone, e sou muito grata a ela, que cuida de todos nós como mãe, em vez de me sentir avó dela, me sinto filha”, conta dona Cida, muito emocionada.Por outro lado, junto com o esposo Atenildo Reis, ela espalha amor para os cinco filhos e outros sete netos, além dos inúmeros netos postiços. “Eu adoro ser chamada de avó, e todos os amigos dos meus netos, são meus netos também e me chamam de avó. Olha, eu amo muito tudo isso”, diz dona Cida, cheia de amor.Para curtir mais: @aparecidareis20

Ver mais >
Amizade faz bem a corpo e à alma! Especial Dia do Amigo
20/07/2021

Amizade faz bem a corpo e à alma! Especial Dia do Amigo

A amizade tem um dia internacional, dia 20/07, que é também o dia do amigo. E porque falamos de amizade aqui, onde a saúde é o tema central? Porque a saúde não é apenas ausência de doenças, mas um conjunto de fatores que incluem o bem-estar físico e emocional. É também por isso que um dos seis pilares da Medicina de Estilo de Vida (MEV) são as conexões sociais, e a amizade é uma dessas conexões que deixam a vida mais leve e a nossa saúde física e emocional muito melhor.É um pilar incentivado no programa de envelhecimento ativo, que envolve ainda as artes em saúde, mas que no final tudo termina, ou começa em amizade. É assim com o grupo “Só Riso”, das amigas Célia Almeida, Heliete Folha, Lilia Monteiro, Elza Nascimento, Enilda Paiva, Graça Nascimento e Adoniran Nascimento.Essa turma frequenta juntos o programa de envelhecimento ativo do Cynthia Charone, e compartilha momentos lindos da vida – e sorrisos – fora do programa. “A gente se encontra, toma chá, canta, dança, rir juntos. É um encontro de almas”, conta Célia. No período da pandemia, eles se viam pela internet. Agora, vacinados, tomam as medidas de segurança e aos poucos estão retomando a vida normal. Tudo em nome da amizade!

Ver mais >
Boas práticas do Cynthia Charone em documentário
08/07/2021

Boas práticas do Cynthia Charone em documentário

O Cynthia Charone foi reconhecido, em janeiro deste ano, por duas organizações internacionais como uma das dez melhores iniciativas do mundo no atendimento às pessoas idosas durante a pandemia de Covid-19. O reconhecimento é da Gérond'if, uma organização francesa de Gerontologia, que premiou os escolhidos em parceria com agência Dialog Health. Como parte da premiação as instituições vão gravar um documentário para compartilhar a nossa experiência com o mundo, e as gravações no Cynthia Charone, em Belém, foram realizadas no mês de junho.O documentário gravou como exemplo de atenção interdisciplinar a atuação no Programa Multidisciplinar e Multifuncional para Parkinson, uma dos serviços que que mesmo na pandemia não parou, graças à rápida tomada de decisão do Grupo de inserção de todas as suas atividades para o formato online. O documentário será publicado e veiculado para o mundo inteiro pela Dialog Health, um organismo de formação continuada, com sede em Paris, França. Já a Gérond'if é um importante polo gerontológico de Paris, responsável por avaliar e recensear as reais boas práticas para o bem-estar da pessoa idosa no mundo inteiro.O documentário contém atividades e depoimentos de profissionais do Grupo. “É uma alegria inexplicável fazer parte de um trabalho tão lindo e que ressignifica tantas vidas”, declarou Adriana de Paula. “É um trabalho que nos honra e orgulha, sobretudo porque é feito com muito amor e cuidado por toda a equipe”, reiterou Rondinei Lima, que junto com Adriana, ambos profissionais de educação física, integram um grande time de profissionais que formam a equipe interdisciplinar do Cynthia Charone.

Ver mais >
Reabilitação Pós-Covid no Cynthia Charone
01/07/2021

Reabilitação Pós-Covid no Cynthia Charone

A pandemia da Covid-19 trouxe consigo problemas de saúde que, em muitos casos, persistem mesmo após a cura da fase aguda da doença, quando as pessoas passam a ter problemas como falta de ar, perda do olfato e/ou paladar, dor/desconforto geral, entre outros.A boa notícia é que o Grupo Cynthia Charone tem atuado com bons resultados na reabilitação de pacientes com a Síndrome Pós-Covid, por meio da sua Unidade de Reabilitação, localizada na R. Diogo Móia, 448, Umarizal - Belém/PA, telefone: (91) 4009-8505.Para alinhar o trabalho das equipes, o Cynthia Charone realizou treinamento com os especialistas e coordenadores das suas Unidades de Envelhecimento. Conduzido pelo médico Flávio Freire e pelo profissional de educação física Rondinei Lima, a capacitação padroniza o atendimento com atenção centrada no paciente para melhores resultados na reabilitação.

Ver mais >
Professora de Dança do GCC é top 5 em competição na Itália
25/06/2021

Professora de Dança do GCC é top 5 em competição na Itália

De 02 a 06 de junho, ocorreu o evento WORLD CUP GENOA 2021 Dança Esportiva em Cadeira de Rodas, na cidade de Gênova, na Itália.A competição foi organizada pelo World Para Dance Sport, com apoio do Comitê Paralímpico Internacional - IPC. Nesta Copa do Mundo estiveram presentes 12 países. As categorias disputadas foram:• Single Convencional (individual);• Combi Latino (andante e usuário de cadeira de rodas);• Duo Freestyle (dois usuários de cadeira de rodas);• Single Freestyle (individual) e;• Combi Freestyle (andante e usuário de cadeira de rodas).A professora de dança do Grupo Cynthia Charone, nas unidades 60+ Envelhecimento Saudável e 35+ Medicina do Estilo de vida, Karina Sousa, e o atleta Davi Pimentel ficaram em 5° lugar no ranking mundial na categoria Combi Freestyle - L1, conseguindo classificação para a Copa do Mundo em Ulsan, na Coreia do Sul, em novembro de 2021.Parabéns aos nossos atletas brasileiros, que mais uma vez nos encheram de orgulho!

Ver mais >
Grupo Cynthia Charone promove campanha no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
15/06/2021

Grupo Cynthia Charone promove campanha no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é celebrado no dia 15 de junho, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, o mês de junho, que ganhou a cor violeta, é dedicado para defender essa causa. Com o intuito de informar as pessoas quanto esse tipo de violência, o Grupo Cynthia Charone realizou uma campanha nesta quarta-feira (15), em Belém, em que foram distribuídos folhetos de orientação e posicionadas faixas nos semáforos para alertar e incentivar as denúncias. A ação, que teve início às 11h e se estendeu até as 15h, ocorreu em pontos estratégicos da Avenida Visconde Souza Franco, Avenida Presidente Vargas, Avenida Nazaré, Avenida Pedro Álvares Cabral e Travessa Padre Eutíquio, em locais onde a movimentação de pessoas é maior.À frente da ação, a médica oftalmologista Cynthia Charone, que também é especialista em Gerontologia, fala da importância de conscientizar a sociedade, sobretudo as famílias. "Esse é um passo importante, pois é muito doloroso constatar que a maior parte da violência ainda ocorre dentro de casa, praticada por quem deveria proteger as pessoas idosas que existem no seio da família, então o primeiro passo sem dúvida é conscientizar e denunciar todas as formas de violência", afirma.E os números dessa violência são alarmantes. Só no primeiro semestre deste ano, mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos foram registrados contra o idoso no Brasil. Um aumento de 81% comparado com mesmo período do ano passado, segundo o painel de dados com os números atualizados divulgados pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), de denúncias feitas no ano de 2021 para o Disque 100, conhecido como Disque Direitos Humanos. O Disque 100 é o principal meio de denúncias de violações de direitos dos grupos vulneráveis no Brasil.No Pará, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP) informou os dados comparativos do período de janeiro a maio. Em 2020, foram registrados 6.821 casos de violência contra os idosos no Estado. Já no mesmo período em 2021, foram computados 5.377 casos, apontando uma redução de 21% nos registros, porém sendo ainda números muito altos.Segundo os dados do Disque 100, as 33.611 denúncias de violência significam que, por dia, são registradas 228 denúncias contra idosos no país. Esse número representa ainda um quarto das denúncias que chegam ao Disque 100, um indicador que coloca a violência contra a pessoa idosa ocupando atualmente o segundo lugar em índice de denúncias recebidas (com 26%), perdendo somente para os índices de violência contra crianças e adolescentes (31%), mas fica à frente dos números de denúncias de violência contra a mulher (22%).Há ainda uma dolorosa constatação nesses números. Entre os dados de violência contra idosos, 73% das denúncias envolvem mulheres idosas como vítimas. Há uma feminização da violência contra a pessoa idosa. A mulher idosa tem três vezes mais chance de ser vítima de violência. Outro dado preocupante das estatísticas dos órgãos de proteção à pessoa idosa no Brasil é que nos últimos anos os maiores agressores são pessoas próximas, como filhos, outros familiares e pessoas conhecidas como amigos, cuidadores e até vizinhos.Se você for vítima ou presenciar uma situação de violência, não se cale. Denuncie!Disque Denúncia: 180Delegacia do Idoso: (91) 3222-7564Ministério Público (Promotoria da Pessoa Idosa): (91) 4006-3400

Ver mais >