O PEAS atua nas quatro grandes áreas da década, mas enfatizando o cuidado integral. A seguir, as ações que o programa realiza com as pessoas idosas:
Combate ao preconceito de idadeNo combate ao preconceito de idade, o PEAS promove campanhas internas e externas, com os próprios participantes em ações em ambientes públicos. Também estabelece eventos socioculturais que envolvam a interação entre crianças e adolescentes com as pessoas idosas participantes, a exemplo de apresentação teatral.
No cuidado integral, o PEAS é uma linha de cuidado de atenção à saúde integral e centrada na pessoa, que oferece avaliação abrangente com estratificação clínico-funcional, plano de cuidado, atenção multiprofissional e interdisciplinar, reuniões clínicas, gerenciamento de casos de maior complexidade e atividades de suporte a nível de atenção primária e secundária. Os pontos de atenção e promoção do PEAS são implementados por meio das Clínicas de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa.
Cuidado de longo prazoEm relação ao cuidado de longo prazo, o PEAS realiza capacitação recorrentes de cuidadores, além de eventos para a população geral, com o objetivo de oferecer suporte teórico e prático aos cuidadores formais e informais, em diferentes condições clínicas. Através do cuidado longitudinal, característico do PEAS, pessoas idosas com maior dependência recebem prioridade de atendimento e recursos mais complexos de acordo com suas necessidades.
O PEAS também conta com o Programa Multidimensional para Parkinson os Novas Lembranças, programas de cuidado integrado voltados para pessoas com Doneça de Parkinson de Doença de Alzheimer, que necessitam de cuidados continuados e de acordo com sua preferência e necessidades.
No PEAS-GCC, a pessoa idosa tem a possibilidade de ressignificar suas relações e possibilidades de atividades. Os participantes são incentivados a socialização de diferentes formas, através das nossas atividades de socialização, com eventos artísticos, esportivos e festivos, onde cada participante tem a possibilidade de fortalecer lações com seus pares, familiares e equipe de saúde.
Assim, a década do envelhecimento saudável contribui de forma substancial no entendimento da política voltada para a implementação das estratégias de envelhecimento saudável, orientando sistematicamente a elaboração do escopo assistencial em saúde. A orientação para as 4 áreas de ação, contribui na formulação das estratégias do PEAS, por meio do foco no qual se deve agir.
cuidado integral é para o PEAS o mais abrangido, mas que ajuda e é ajudado pelas demais áreas na concepção da estratégia. Além disso, compreender se o PEAS atende as orientações propostas pela década, permite visualizar o quanto estamos alinhados com as políticas e de envelhecimento saudável que vem sendo desenvolvidas a nível global.