Toda mulher tem poder


Março tem muitas datas comemorativas importantes! E o dia 8 é certamente uma das mais representativas, por marcar o Dia Internacional de Lutas pelos Direitos das Mulheres. Celebrado há 46 anos pelas Nações Unidas, a data escolhida lembra o ano de 1857, quando as operárias de uma fábrica em Nova York fizeram greve por redução do horário de trabalho, direito à licença-maternidade e a equiparação de seus salários aos dos homens. As mulheres foram trancadas na fábrica e, devido a um incêndio, 129 delas morreram. Desde então, em todos os países, muitas lutas se seguiram. 


No Brasil, somente em 1932 as mulheres conquistaram o direito de votar e de serem eleitas para cargos políticos, e ainda assim temos muito a conquistar todos os dias. E é justamente no dia a dia que toda mulher demonstra o quanto é capaz.


Na pandemia que o mundo atravessa há um ano, o sequenciamento do genoma do novo coronavírus, que significa decifrar o código genético do vírus para aprofundar estudos de tratamento e vacinas, foi feito em tempo recorde de 48 horas no Brasil por uma equipe liderada por duas mulheres, as cientistas Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP), e Jaqueline Goes, pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da USP.


Mas nosso dia a dia está repleto de mulheres que fazem a diferença em todas as áreas, da família à ciência, passando pelo chão de fábrica, pelo atendimento ao público, pelo cuidado na área da saúde, por muitas áreas ocupadas e que muitas vezes não recebem o devido reconhecimento. No nosso programa de envelhecimento Viver Mais, as mulheres também são maioria, e deixam todos os dias lindos exemplos de como envelhecer com qualidade de vida.


Por isso e por tudo que nem cabe nesta página, deixamos nosso abraço simbólico a todas as mulheres que fazem deste um mundo muito melhor!


Cynthia Charone

Médica/Presidente do Grupo Cynthia Charone